Certa vez recebi uma mensagem de uma pessoa pedindo para agendar uma visita para ver os coelhos. Mas mal sabia eu, que seria uma visita muito especial.
No horário combinado, chegou um casal acompanhado do seu filho de 18 anos.
O pai perguntou:
_Você se lembra da gente?
_Me desculpe, não me lembro…, eu disse, enquanto vasculhava minhas memórias.
Então ele me disse que havia comprado comigo há 10 anos atrás, uma coelhinha para seu filho, que na época tinha 8 anos. Fiquei muito surpresa e feliz por eles terem me procurado novamente depois de tanto tempo! Recebi a família com muita alegria enquanto ouvia as histórias que eles contavam da coelhinha.
Eles me disseram que ela viveu 10 anos e que tinha falecido há alguns meses. Contaram que foi uma experiência maravilhosa, falaram da personalidade, das brincadeiras, do quanto era amorosa, das artes que aprontava, assim como das dificuldades que envolveram sua saúde no final da vida..
Como o processo de luto já havia amenizado, eles decidiram adquirir mais um coelhinho para continuar a levar alegria para sua casa e preencher o vazio da falta de um animal de estimação.
O rapaz estava emocionado e contou muitas histórias. Era nítido o quanto essa coelhinha foi importante na vida dele. Quando ela chegou ele era apenas uma criança e hoje já é um rapaz.
Eu fiquei imaginando…, o coelho acompanhou o crescimento dele, a passagem da infância para a juventude, imagina quantas experiências eles tiveram em 10 anos? Esse animal presenciou muitas vitórias e conquistas, também ofereceu apoio emocional em momentos difíceis e marcou profundamente a vida desse jovem de forma muito positiva e afetuosa.
O rapaz se sentia culpado por não conseguir ter ajudado sua coelhinho a viver mais tempo. Prestou todo o suporte veterinário e nunca lhe deixou faltar recursos, amor e cuidados.
Disse a ele, para olhar por outro ângulo. Ele na verdade foi abençoado por ter um coelho que viveu tantos anos. Muitos animais não chegam nem perto dessa idade. Ele estava de parabéns, pois isso prova o quanto ela foi amada e bem cuidada e que tinha certeza de que ele fez o melhor para sua amiguinha e que ela também cumpriu a missão de amor que veio proporcionar para essa família. Os olhos dele brilhavam enquanto me ouvia.
E para continuar o legado, o rapaz escolheu dois coelhinhos para levar para casa. Notei bastante emoção em suas expressões e uma intenção de conexão no seu olhar ao escolher os seus novos amiguinhos.
Fiquei muito feliz dessa família voltar depois de tantos anos, se lembrarem de mim e me darem a oportunidade de fazer parte desse momento tão especial, e ainda, por 2 vezes.
Foi bastante recompensador pra mim ver o quanto e se animal contribuiu para vida desse rapaz e tornou seus dias mais felizes por 10 anos.
Agora ele tem muitos anos pela frente para curtir seus novos companheiros orelhudos e dar sequência ao legado dos coelhos na sua vida.